15 49.0138 8.38624 0 4000 https://www.mastigando.com.br 300 true 0
theme-sticky-logo-alt

A síndrome do comer noturno (SCN)

0 Comentário

A síndrome do comer noturno (SCN) é um transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de comer à noite, quer seja o consumo alimentar exagerado após o jantar ou a ingesta de alimentos após despertares do sono. Nesta situação, ocorre um despertar completo e a lembrança do ato de comer. A síndrome está associada a significativo estresse ou impacto no funcionamento do indivíduo. 

Ainda pouco se sabe sobre as causas da SCN. A relação entre sono e apetite sugere um envolvimento de certas regiões do cérebro, como o hipotálamo. Estudos de avaliação neuroendócrina em pacientes com sintomas sugestivos da SCN demonstraram alterações no ritmo circadiano de liberação de melatonina, leptina (hormônio modulador da saciedade) e cortisol. 

A prevalência da SCN está em torno de 1,5% da população geral, podendo atingir taxas mais elevadas entre pacientes com obesidade. As mulheres parecem ser mais acometidas e a idade média de reconhecimento dos sintomas é de 40 anos. 

Há poucos estudos avaliando o tratamento da SCN, uma vez que a síndrome ainda é pouco estudada. Alguns medicamentos, tais como a sertralina e o topiramato, mostraram-se promissores no tratamento dos sintomas da SCN.

Se você possui sintomas da SCN, busque um psiquiatra para iniciar o tratamento. 

Bibliografia: Marle dos S Alvarenga, Karin L L Dunker, Sonia T Philippi e colaboradores. Transtornos Alimentares e Nutrição – da prevenção ao tratamento. 1.ed. Barueri (SP): Manole, 2020.

Post Anterior
Transtornos Alimentares Transtornos

0 Comentário

Deixe uma resposta